Conhecimentos de todo o mundo reunidos aqui.

terça-feira, 10 de março de 2015

Conheça nosso amigo aposentado Disquete

Nenhum comentário


Hoje com dispositivos com cada vez mais capacidade de armazenamento de dados, os avôs da nossa tecnologia atual estão obsoletos, um exemplo de nosso grande avanço em tamanho de arquivos é nossa necessidade por discos de armazenamento cada vez maiores.
porém a pouco tempo atrás os Disquetes eram muito populares pelo simples motivo de serem os "Pendrives" da época.
Algumas curiosidades sobre os disquetes.

sua capacidade de armazenamento varia de 720 KB até 5,76 MB, embora o mais comum tenha sido o de 1,44 MB

Os primeiros disquetes, desenvolvidos no final da década de 60, eles se tornaram disponíveis comercialmente a partir de 1971

Os disquetes foram os primeiros transmissores de vírus de computador, no fim dos anos 80, o Vírus Ping-Pong, Vírus Stoned, Vírus Jerusalém e Vírus Sexta-Feira 13 eram disseminados através do disquete. Que contaminava o PC quando inserido na máquina, e após contaminar ele contaminava qualquer outro disquete sem vírus que fosse inserido no drive do PC. Até o surgimento na Internet, o disquete era o único meio de propagação de vírus que existia.

Os dados eram gravados no disco magnético, semelhantes as fitas cassete.

O disquete se parece muito com a fita cassete:
Ambos utilizam uma base fina de material plástico revestida de óxido de ferro. Trata-se de um material ferromagnético, e se você o expuser a um campo magnético, ele ficará permanentemente magnetizado pelo campo; ambos podem gravar informações instantaneamente; ambos podem ser apagados e reutilizados muitas vezes; ambos são muito baratos e fáceis de serem utilizados.









Dados retirados do Wikipedia e do
http://computadoresecompanhia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário